8 Alimentos Detox

8 Alimentos Detox

As noitadas de Verão, as saídas com os amigos, a falta de descanso e as grandes jantaradas, trazem, muitas vezes, atrelada a sua melhor amiga… a maravilhosa da ressaca (principalmente quando os 30 já cá cantam… Brace yourselves!)

 

O principal objectivo da desintoxicação é reduzir o excesso de toxinas que se vão acumulando no organismo e que aceleram o processo de envelhecimento, causam inflamação, inchaço, excesso de peso, problemas cutâneos, brain fog, entre um extenso rol de outras patologias associadas.

 

Não é preciso começar num processo de “mega detox” para podermos integrar alguns destes alimentos nas nossas refeições. Eles, por sua vez, irão dar “uma mão amiga” ao fígado, sistema renal e linfático, para que estes consigam funcionar no seu melhor.

 

É uma tarefa simples, se todos os dias, conseguirmos ajudar o nosso organismo nas suas tarefas mais árduas… Ou, pelo menos, tentarmos não atrapalhar muito…

 

 

1 | Toranja

A toranja tem um elevado teor de vitamina C, potássio e antioxidantes, que são fantásticos para a saúde em geral. Contém também um composto flavonóide, nomeadamente, a naringenina que é anti-inflamatória e estimula o fígado na eliminação de gordura.

 

 

2 | Curcuma (& Pimenta Preta)

A curcuma é uma especiaria presente no caril, com uma longa história na medicina tradicional Chinesa e Ayurvédica. A sua substância bioactiva é a Curcumina.

Esta protege activamente o fígado contra as toxinas e os danos por elas causados. É um potente antioxidante e um anti-inflamatório natural.

A curcumina pura não é facilmente absorvida pelo organismo, por isso, deve ser consumida com pimenta preta, que contém piperina, o principio activo que intensifica a capacidade de absorção da curcumina até 2000%.

Será apenas coincidência a curcuma e pimenta preta estarem, desde sempre, presentes na culinária indiana?

 

abacate-detox-the-minimal-magazine

 

3 | Abacate

O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, omega-3, vitaminas, sais minerais e glutationa, um poderoso antioxidante, que maximiza a protecção celular e a desintoxicação do fígado.

 

 

4 | Alho

O alho contem substâncias bioactivas com potencial antimicrobiano, antiviral e anticoagulante. Possui um valor nutricional riquíssimo, composto de vitaminas, aminoácidos, adenosina, sais minerais, enzimas e compostos bioactivos como a alicina.

O seu elevado teor de enxofre promove as funções digestiva e hepática. É também, um excelente diurético, facilitando a eliminação de líquidos e toxinas.

 

 

5 | Chá Verde

Sim! O suspeito do costume… O chá verde está repleto de catequinas, um valioso antioxidante que, entre outras, promove uma função hepática adequada, ajudando a eliminar toxinas, como ninguém. Este possui, flavonoides, carotenóides, teína (conhecida como a cafeína do chá) além de teofilina, que é um importante vasodilatador.

 

 

6 | Coentros

Os coentros têm propriedades fantásticas para a saúde. São antioxidantes, anti-inflamatórios, antifúngicos e anti-sépticos. Possuem ainda, 11 componentes de óleos essenciais, 6 tipos de ácidos, vitaminas e sais minerais.

Alguns dos ácidos presentes nos coentros, como o ácido linoleico, o ácido oleico, o ácido palmítico, o ácido esteárico e o ácido ascórbico são bastante eficazes na redução dos níveis de colesterol no sangue.

Os coentros ajudam a metabolizar o mercúrio e outros metais pesados acumulados no corpo, expulsando-os, contribuindo para o detox do organismo.

 

gengibre-detox-the-minimal-magazine

 

7 | Gengibre

O Gengibre é rico em vitamina A, B3, B6, cobre, magnésio, selénio, potássio e zinco. É um potente antioxidante, com propriedades anti-inflamatórias, previne o envelhecimento precoce, aumenta a imunidade, melhora a digestão e o cansaço. Possuí também uma acção termogénica, que acelera o metabolismo.

 

 

8 | Esapargos

Com poderosas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, é um dos melhores alimentos para reduzir o stress e uma óptima forma de prevenir a ressaca. Os espargos são ricos em vitaminas K, A, C, B1, B2, B6 e E, ácido fólico, cálcio, magnésio, zinco e sais minerais, como o cobre, crómio, selénio e glutationa, que promovem a desintoxicação do organismo.

São também um diurético natural que potencia o bom funcionamento dos rins.

 

 

O funcionamento perfeito de todo o nosso organismo, está dependente da uma boa função hepática, renal e digestiva. Quando existe uma sobrecarga de toxinas no organismo, todo o desempenho físico, intelectual e emocional fica condicionado. Não queremos, de todo, que isso aconteça!

 

Por ser um processo tão importante, a desintoxicação do organismo, será um dos temas centrais na The Minimal Magazine.

 

Iremos explorar as várias metodologias de desintoxicação, não apenas física, mas também mental e emocional.

 

Acrescentaremos ao espectro o Home Detox, Clean Beauty e Life Detox. Nada vai ficar esquecido e não vamos perder pitada.

 

Deixem-se inspirar, não se vão arrepender!

95
DETOX
100
EAT CLEAN

Stay
connected

You’re less likely to catch a cold and
your brain will get sharper! ;)

Entrar

Looking
for Inspiration?

Get all the exclusive news, stories,
tips and happenings in your inbox!

By signing up, you agree to receive our
newsletter and accept our web terms of use
and privacy and cookie policy.

YOUR CHOICES
Play All Replay Playlist Replay Track Shuffle Playlist Hide picture