10 Dicas para uma Hidratação Criativa

10 Dicas para uma Hidratação Criativa

O Verão e o seu calor árido… Traduzem-se em dias mais longos, noites mais quentes e… corpos desidratados.

 

“Ahhh, mas eu só bebo água quando tenho sede…”

 

Na verdade, o momento em que sentimos sede, significa que corpo já está a implorar para ser reidratado, que é como quem diz, em modo SOS Hidratação.

 

Neste ponto, já não são uns simples golinhos de água que irão fazer a diferença.

E, embora a solução mais rápida seja beber muita água, nem sempre é a solução mais eficaz, ou a mais cómoda… Ficar com aquele sensação maravilhosa de “Splock-Splock” no estômago, qual pipa de vinho do Porto, transportada em alto mar.

 

 

Assim sendo, que alternativas nos sobram?

 

 

Tentem acrescentar estas 10 dicas criativas para comerem a hidratação que o vosso corpo tanto precisa… Sim! Leram bem, COMER! (Duas delas para beber, vá.)

 

hidratação-bagas-the-minimal-magazine

 

1 | Raw Food (Alimentos Crus)

 

A fruta e os legumes, ao natural, têm imensa água. Abusem destes alimentos durante todo o Verão, e comam-nos tão crus, quanto o possível. Irão sentir-se saciados e o vosso corpo irá agradecer todos os nutrientes e hidratação extra.

 

Precisa de mais incentivo? Estará a ajudar o corpo a desintoxicar e, posso apostar, que alguns quilinhos vão ficar pelo caminho! ;)

 

Minimal Food Trick! As melhores apostas são as Bagas (de 87% a 92% de água), Cenouras (87% de água), Pimentos (92% de água) e Aipo (95% de água).

 

 

2 | Bananas Congeladas

 

Além de serem deliciosas, as bananas estão repletas de potássio, o que ajuda a repor os electrólitos perdidos durante os dias de calor.

As bananas contêm também magnésio, o que ajuda a equilibrar e regular os fluidos do corpo. São uma fonte de energia instantânea, uma “barra energética” da Natureza, tornando-as assim, um snack maravilhoso.

 

Minimal Food Trick! Façam um Nice Cream de Banana! Descasquem algumas bananas bem maduras e cortem-nas em fatias médias. Congelem-nas, pelo menos, durante 6 horas. Coloquem os pedaços da banana num liquidificador de alta potência, e triturem até ficar com uma textura cremosa. Podem juntar à mistura algumas colheres de chá de água ou de um leite vegetal, se precisarem. Agora, é só deliciarem-se com o pitéu!

 

 

3 | Sementes de Chia… de Molho

 

As pequenas e adoráveis sementes de Chia, quando demolhadas, expandem 10x o seu tamanho original.

Como? Estas sementes têm a capacidade de absorver 10 vezes o seu peso em água, colocando-as assim, na “Wall of Fame” da hidratação.

O objectivo é que elas absorvam a água ANTES de entrarem no vosso organismo. Caso contrário, tornar-se-ão “vampiros” da vossa hidratação.

 

Minimal Food Trick! Façam um Gel de Chia! Misturem 3 ou 4 colheres de sopa de sementes de Chia numa pequena tigela de água ou leite vegetal e deixe durante a noite no frigorifico. De manhã terão uma pasta gelatinosa. Agora, podem adicionar uma colher de sopa, da mistura, ao vosso smoothie preferido, para uma maior hidratação. Caso tenham feito com leite vegetal poderão desfrutar de um delicioso pudim de chia, acrescentem fruta e/ou mel… et voilá!

 

hidratação-the-minimal-magazine

 

4 | Melancia a Copo

 

Coroada como a Rainha da Hidratação, com a sua incrível abundância de água e sais minerais, é das melhores alternativas para refrescar e hidratar, durante os meses mais quentes. É rica em Potássio, Ferro, Magnésio, Zinco, Cálcio e Vitamina C.

Tirem o maior proveito deste fruto de Verão!

 

Minimal Food Trick! Coloquem alguns pedaços de melancia no liquidificador (com sementes, mas sem casca), triturem e desfrutem de um delicioso copo de uma sedutora “hidratação cor-de-rosa”.

 

 

5 | Quando a Vida te dá Limões…

 

Todos já ouvimos falar dos inúmeros benefícios da água com limão… (para quem não ouviu, falaremos mais à frente!)

O sumo de limão enriquece a água, dando-lhe um valor nutricional acrescido, como, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C.

 

Minimal Food Trick! Façam uma Bebida Isotónica Natural. Juntem 1 litro de água fresca, o sumo de 1 limão e uma pitada de Sal Marinho Artesanal ou Sal dos Himalaias (para aumentar o valor de electrólitos e sais minerais). Num instante, têm um refresco hidratante ao vosso dispor!

 

 

6 | Água de Coco ao Cubo

 

A água de coco, “bebida isotónica da Natureza”, possui 4x mais potássio que a banana, mais vitaminas do complexo B, electrólitos e magnésio. Isto só para começar! É baixa em calorias e também em açúcar, o que parece quase impossível, dado o seu sabor maravilhoso. É uma forma deliciosa e saudável de se manterem hidratados.

 

Minimal Food Trick! Façam Cubos de Gelo de Água de Coco! Coloquem a água de coco numa cuvete de gelo e congelador com ela. Depois podem utilizá-los nos vossos smoothies, cocktails ou num simples copo de água, para dar aquele toque de hidratação.

 

hidratação-espinafres-the-minimal-magazine

 

7 | Petiscos de Espinafres

 

Embora a alface possa ter uma maior concentração aquosa, os espinafres estão próximos o suficiente ao nível hídrico, mas com um teor nutricional incomparável. Compostos por 92% de água, e extramente ricos em sais minerais, vitamina A, K e complexo B. Serão companheiros inseparáveis na hora da hidratação.

 

Minimal Food Trick! Espinafres sempre e em qualquer lado. Uma mão cheia de espinafres num smoothie, num wrap ou numa sanduíche, em forma de pesto ou humus caseiro, como ingrediente de uma pizza, em esparregado, ou até mesmo em bolos ou panquecas. Vale tudo!

 

 

8 | Melão Verde, Amarelo ou às Riscas

 

O melão tem um teor de água de mais de 90%, o que explica o seu sabor refrescante e sumarento. Tenham sempre fatias de melão ou de meloa ao dispor, durante o Verão. São hidratantes incríveis, para um lanche, um pequeno almoço ou uma guloseima de meia noite.

 

Minimal Food Trick! Polvilhem raspa de casca de limão ou lima (biológicos) e folhas de hortelã fresca em cima de uma fatia de melão. Uma delícia!

 

9 | Misteriosa Couve-Flor

 

Um herói hidratante desconhecido, a couve-flor é composta por 92% de água. E é óptima para comer completamente crua.

 

Minimal Food Trick! Façam um “cuscuz” cru de couve-flor! Pulverizar a couve-flor crua, num processador de alimentos, até atingir a consistência do arroz seco. Misturem com um fio de azeite, sumo de limão e sal marinho, nozes, ervas e especiarias para fazer um delicioso cuscuz. Podem também polvilhar por cima de uma salada para um efeito crocante.

 

 

10 | Pepino “Aos Molhos”

 

Apesar de eu não ter especial simpatia pelo sabor (ou pelo cheiro) deste pequeno… O pepino tem um teor de água de 95%, o que o torna praticamente num “copo de água”. Os pepinos são acessíveis e muito versáteis, tornando-os num dos vegetais de hidratação mais valiosos.

 

Minimal Food Trick! Podem ser utilizados em sandes ou em wraps, em canapés, em saladas, em sumos ou mesmo numa infusão em água.

 

 

Agora, ponham em prática as novas dicas e sejam criativos com a vossa hidratação… e não só! ;)

Deixem-se inspirar, não se vão arrepender.

 

 

 

Este artigo é dedicado à avó mais querida do universo… mas que nunca, nunca tem sede!

98
ÁGUA
90
IMAGINAÇÃO

Stay
connected

You’re less likely to catch a cold and
your brain will get sharper! ;)

Entrar

Looking
for Inspiration?

Get all the exclusive news, stories,
tips and happenings in your inbox!

By signing up, you agree to receive our
newsletter and accept our web terms of use
and privacy and cookie policy.

YOUR CHOICES
Play All Replay Playlist Replay Track Shuffle Playlist Hide picture