7 Boas Razões para Beber Café

7 Boas Razões para Beber Café

Wake up and smell the coffee’

 

Há poucas coisas que me dêem tanto prazer, como o cheirinho de café fresco pela manhã. Felicidade pura!

 

Nos dias em que mais nos custa sair da cama e enfrentar o mundo, ele é o nosso melhor companheiro. Nos dias em que o nosso humor acorda tão singelo como o de uma gárgula, ele é claramente, o único que nos compreende (e atura)… ;)

 

Tantas vezes crucificado, pelas mais diversas razões, saio aqui corajosamente em defesa do nosso sublime e delicioso café. Com uma ajudinha da ciência… Claro!

 

Algumas das investigações mais recentes, revelam que o seu consumo moderado (2 a 3 chávenas por dia. Sem abusos e sem açúcar!) traz benefícios surpreendentes para a saúde.

 

 

1 | Longevidade

 

Os investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Atenas tentam explorar mais profundamente a razão pela qual a população da ilha Grega de Ikaria tem uma esperança de vida muito mais elevada, do que o resto da população mundial.

O estudo concluiu que o consumo de café está ligado a uma melhor função vascular, dado o elevado teor de antioxidantes nele presente.

Os antioxidantes ajudam, também, a inibir os processos inflamatórios, podendo assim reduzir o risco de alguns problemas cardiovasculares.

A cereja no topo do bolo é o estudo de Harvard, que concluiu que um maior consumo de café está associado a uma menor taxa de mortalidade em geral.

Go coffee!

 

 

2 | Protector do DNA

 

Um estudo realizado na Alemanha concluiu que o consumo diário de café torrado, escuro e simples, preserva substancialmente a integridade do DNA.

Referenciam ainda, que diminui o stress oxidativo, permitindo controlar o envelhecimento e a degeneração precoce do organismo.

 

 

3 | Cérebro Saudável

 

Muitos cientistas têm investigado o importante papel que o café pode desempenhar na protecção do cérebro.

Efectivamente, vários estudos demonstram que os consumidores de café têm um risco substancialmente reduzido de desenvolver doença de Alzheimer.

Outras pesquisas revelam que o consumo de café está, também, associado a um menor risco de incidência da doença de Parkinson.

 

 

4 | Reduz o Risco de Diabetes

 

Investigadores de Harvard School of Public Health verificaram que o aumento do consumo de café, para mais do que uma chávena por dia, está relacionado com um menor risco de incidência da Diabetes Tipo 2.

Inversamente, a redução do consumo de café, para menos de uma chávena por dia, eleva o risco da Diabetes em 17%.

 

 

5 | Fígado Fortalecido

 

Investigadores Chineses avaliaram diversos estudos sobre a sinergia entre o café e o fígado, e identificaram que o consumo frequente de café reduz o risco de desenvolver patologias como fibrose hepática e cirrose.

Além disso, um estudo da Universidade de Nápoles em Itália revelou que o café aumenta a presença de glutationa no organismo, um importante antioxidante, que desempenha um papel fundamental na redução do stress oxidativo. Este ajuda o fígado a desempenhar, de forma mais eficaz, a sua função de desintoxicação.

 

 

6 | Olhos a Salvo

 

A prolongada exposição à radiação UV, da luz solar, é um factor de elevado risco para a formação de Cataratas.

As cataratas são a causa de metade dos casos de cegueira em todo o mundo.

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland conseguiram demonstrar, pela primeira vez, que a cafeína pode ajudar a reduzir o stress oxidativo resultante dos raios UV e ter um efeito protector contra os danos oculares provocados pelo sol.

 

 

7 | Músculos Tonificados

 

Um estudo da Wingate University na Carolina do Norte, demonstrou que o café estimula o processo de regeneração celular do sistema músculo esquelético.

Verificaram, também, que abranda o processo degenerativo da Sarcopenia, perda de massa e força muscular, motivada pelo envelhecimento. Esta vai-se manifestando, progressivamente, a partir dos 40 anos de idade.

 

café-boas-razoes-the-minimal-magazine

 

Estes são apenas alguns, dos muitos, benefícios do café.

 

Infelizmente, fruto de uma alimentação pobre em nutrientes e rica em alimentos processados, para grande parte da população, o café é a única fonte de antioxidantes presente na sua dieta.

 

Tentem começar por pequenas mudanças, como, beber o vosso café simples (sem açúcar, sem leite e sem natas). Se o sabor amargo vos incomodar, acrescentem uma pitada de canela. O seu aroma adocicado irá ajudar-vos a reduzir o açúcar.

 

É tudo uma questão de hábito, não desistam à primeira!

 

Se quiserem ir mais além… Tentem beber, sempre que possível, café Biológico (sem químicos ou pesticidas) e proveniente de Comercio Justo.

Assim estarão a olhar por vocês, pelos Direitos Humanos e pelo nosso Planeta. São gestos simples mas com um impacto profundo.

100
CAFÉ
95
EQUILÍBRIO

Todos as nossas escolhas contam.

Aí reside o nosso grande poder.

Deixem-se inspirar, não se vão arrepender!

Stay
connected

You’re less likely to catch a cold and
your brain will get sharper! ;)

Entrar

Looking
for Inspiration?

Get all the exclusive news, stories,
tips and happenings in your inbox!

By signing up, you agree to receive our
newsletter and accept our web terms of use
and privacy and cookie policy.

YOUR CHOICES
Play All Replay Playlist Replay Track Shuffle Playlist Hide picture