Elixir Inca de Cacau e Maca

Elixir Inca de Cacau e Maca

Com o tempo mais fresco e felizmente já mais chuvoso, começamos a sentir aquele espírito outonal, onde o conforto é soberano e já só queremos o aconchego das mantas felpudas e das bebidas quentes e aveludadas.

 

O frio convida-nos a petiscos mais elaborados e reconfortantes… e muitas (muitas) vezes, menos saudáveis. Que desconsolo!

 

Isto cria em nós mixed feelings! Começamos por pensar que vamos ter uma vida miserável, sem a menor graça, para o resto da eternidade… evoluindo para um arquitectar elaborado de pretextos e desculpas para podermos mergulhar de cabeça naquela mesa de doces tão apetecível. Toda uma luta interior!

 

As boas notícias são que existem várias formas de contornar este problema existencial e criar soluções absolutamente deliciosas e saudáveis ao mesmo tempo. Hoje vamos propor-vos uma delas!

 

O Cacau Quente é um clássico em qualquer tendência Outono/Inverno. Um aconchego delicioso, capaz de varrer qualquer amargura desta vida. E isso não é por acaso.

 

Por isso, queremos partilhar convosco a receita de um envolvente e tentador, Elixir Inca de Cacau e Maca, que vos vai fazer esquecer qualquer outro chocolate quente. Prometemos!

 

Elixir Inca Cacau The Minimal Magazine

 

O Cacau Cru é um dos alimentos com maior concentração de antioxidantes, desde o tempo dos Aztecas que é conhecido por ser um dos melhores aliados do coração. Este facto deve-se à sua enorme concentração em polifenóis, altamente antioxidantes, com propriedades anti-inflamatórias, antitrombóticas, antimicrobianas, analgésicas e vasodilatadoras.

 

Para além disso, é uma excelente fonte de magnésio e de vitaminas do complexo B, que aumentam os níveis de energia, aliviam o stress, a ansiedade e a depressão.

 

O Cacau Cru tem ainda a capacidade de aumentar os níveis de alguns neurotransmissores, como as endorfinas e a serotonina que provocam uma sensação geral de bem-estar e a anandamide que nos faz sentir uma enorme felicidade. No fundo, não andámos totalmente enganados, o Cacau tem um potencial antidepressivo e relaxante.

 

Contudo, não é suposto usarmos os benefícios do Cacau Cru para nos entupirmos em bombons e tabletes de chocolate até cair para o lado. Combinado?

 

Elixir Inca Maca The Minimal Magazine

 

Por seu lado, a Maca Peruana é um vegetal crucífero nativo da região andina do Peru (estruturalmente é semelhante ao nabo). É rica em proteína, cálcio, ferro, ómega 3 e 9, fibras, magnésio, fósforo, vitaminas, zinco, entre muitos outros.

 

É um superalimento completo, revigorante, antidepressivo e ansiolítico, com propriedades tónicas, afrodisíacas e de regulação hormonal, actuando directamente sobre o hipotálamo e a glândulas supra-renais. Sendo uma planta adaptógena, ajuda o organismo a ter uma maior capacidade de adaptação a situações extremas de stress (emocional, físico ou químico).

 

Tem um sabor adocicado, baunilhado e ligeiramente fumado.

 

 

Elixir Inca de Cacau e Maca

 

Receita para 2 pessoas

Ingredientes

 

2½ chávenas de bebida de coco e arroz biológico (Podem utilizar bebida de amêndoa se preferirem)

2 colheres de sopa de cacau cru bio em pó (Nós utilizamos o da Iswari)

1 colher de sopa de maca bio em pó (Nós utilizamos o da Iswari)

½ colher de chá de óleo de coco biológico

1 pitada de canela em pó

1 pitada de gengibre em pó

1 pequena pitada de sal marinho artesanal ou sal dos himalaias

*1 colher de sopa de Xarope de Ácer ou de Açúcar de Coco (Mas só se precisarem muito! Nós dispensamos.)

 

Minimal Food Trick! Coberturas Opcionais:

Creme de coco batido com um pouco de açúcar de coco e umas gotas de limão (substitui o chantilly clássico)

Raspas de Chocolate Preto

 

 

Preparação

 

Num liquidificador misturem a bebida de coco e arroz, o cacau em pó, a maca, o óleo de coco, a canela, o gengibre e a pitada de sal. (Também podem misturar à mão com um batedor de varetas). Transfiram o preparado para uma panela pequena e coloquem em lume brando. Tenham atenção para não ferver.

Provem e ajustem a doçura se necessário. Se vos parecer demasiado espesso, adicionem um pouco mais de bebida de coco e arroz.

 

Agora é só servir, enroscarem-se no sofá ou à lareira e disfrutarem deste maravilhoso Elixir Inca.

 

Deixem-se inspirar, não se vão arrepender.

100
SAUDÁVEL
99
CONFORTO

Stay
connected

You’re less likely to catch a cold and
your brain will get sharper! ;)

Entrar

Looking
for Inspiration?

Get all the exclusive news, stories,
tips and happenings in your inbox!

By signing up, you agree to receive our
newsletter and accept our web terms of use
and privacy and cookie policy.

YOUR CHOICES
Play All Replay Playlist Replay Track Shuffle Playlist Hide picture