Como Reconquistar o Equilíbrio

Como Reconquistar o Equilíbrio

O Verão a terminar, as férias já no fim e o regresso com a promessa de que este ano vai ser mais calmo…

 

Mas longe de todas as juras e ilusões, o corrupio da rentrée aproxima-se a passos largos.

 

Quantas vezes já se sentiram a correr desenfreadamente pela vida? Num constante cair/levantar, na esperança de conseguir dar resposta a todos os problemas e chegar a todos os lados?

Quantas vezes sentem que 20 segundos de espera, já vos deixa de “cabelos em pé”? Ou a vontade de gritar “Oh senhora, despache-seeeeeeee!” (em modo de suplica interior)?

Quantas vezes comem à secretária e até na casa de banho vêem emails?

 

 

Conseguem identificar-se com o padrão?

 

 

Então bem-vindos ao Clube… A maioria de nós faz parte da nova epidemia global, o Síndrome do Sentido de Urgência.

 

Como referenciado pelo Dr. Richard Jolly da London Business School, 95% do sector executivo sofre de “Hurry Sickness Syndrome.

 

Este surto epidémico está a afectar profundamente a nossa saúde. Esquecemo-nos de respirar com tranquilidade, de mastigar e saborear o que comemos, de sorrir e até de cumprimentar gentilmente, quem connosco se cruza.

 

Estamos sempre demasiado ansiosos e ocupados para sermos felizes, para estarmos com quem gostamos, para nos divertirmos, para descontrairmos… no fundo, para vivermos.

 

 

Estamos, simplesmente, esgotados e exaustos!

 

 

É ‘urgente’ combater a urgência!

E trazer mais equilíbrio aos nossos dias

 

 

1 | Não Exigir Demasiado de Nós

 

Comecem a reconhecer o vosso valor e a focarem-se nas coisas que já fizeram e alcançaram… não no que ainda não conseguiram fazer.

Darmos o nosso melhor é importante, claro! Mas nunca, quando isso põe em causa a nossa saúde, por colocarmos uma pressão desmesurada sobre nós mesmos e nos levarmos ao limite.

Todos sabemos… um dia rebenta!

 

Minimal Poise Trick! Definam prioridades (realistas)! Sejam compassivos e sinceros para convosco. Só vocês conseguem reconhecer e respeitar os vossos próprios limites.

Não é um sinal de fraqueza, mas sim, de imensa sabedoria.

 

 

2 | Tecnologia OFF

 

Regra de Ouro… o Direito a Desligar!

Toda a tecnologia deve ser desligada, no máximo, a partir das 22h00. Os campos electromagnéticos causam distúrbios na glândula pineal e na produção de melatonina, a hormona do sono.

 

Minimal Poise Trick! Quando se começarem a sentir demasiado assoberbados durante o dia, coloquem o telefone em ‘modo avião’ durante 1 ou 2 horas. Isso irá dar-vos espaço para pensar, respirar e permitir que todas as outras tarefas sejam feitas com mais tranquilidade e de forma mais eficiente.

 

 

3 | Dizer ‘NÃO’ Sem Medos

 

Se estão a ter um dia, uma semana ou um mês demasiado stressante e sobrecarregado, aprendam a dizer ‘NÃO’.

Sejam sinceros convosco… percebam quando já não dá mais e respeitem os vossos limites.

Isto é verdade para quando já não conseguem aceitar mais tarefas extra ou ajudar aquele colega, quando vocês já se estão a afogar no vosso próprio trabalho.

Mas também, para quando já andam de gatas e têm de ir fazer o frete para um qualquer evento social ou familiar… ou até mesmo, quando… já nem para sair com os amigos têm coragem.

Quem gosta de nós e reconhece o nosso valor irá compreender e respeitar.

 

Minimal Poise Trick! Não podemos ser eternamente “People Pleasers” e agradar a toda gente em detrimento da nossa saúde. Se mesmo assim, quiserem ficar chateados… que fiquem!

 

 

4 | Caminhar na Natureza

 

Se conseguirem, mesmo que por apenas alguns minutos, deixem o telefone em casa e vão dar uma volta na Natureza. Em silêncio (sem tecnologias), para que todos os sentidos possam serenar.

Se puderem andar um bocadinho descalços, perfeito!

 

Minimal Poise Trick! Libertem a cabeça, desfrutem da calmaria, respirarem profundamente o ar fresco e sintam a areia, a relva ou a terra nos vossos pés. É profundamente vitalizante e relaxante. Anos de vida!

 

equilibrio-encontrar-the-minimal-magazine

 

5 | ‘Me’ Time

 

O ‘ME TIME’ é sagrado. Dez minutos que sejam, é o tempo que temos para nos mimar e relaxar. Só nosso!

 

Minimal Poise Trick! Façam uma caminhada, leiam um livro, façam Yoga, usufruam de uma massagem, tomem um banho relaxante ou o simples ‘guilty-pleasure’ de ver a vossa série preferida, em paz e sossego.

 

 

6 | Yoga & Mindfulness

 

O Yoga é das melhores formas de relaxar e acalmar a mente.

Os vários momentos da prática de Yoga (relaxamento, respiração, posturas, consciência e meditação) criam uma enorme serenidade no corpo e na mente, ajudando-nos a estar presentes e conscientes.

Contudo, se o Yoga não é de todo a “vossa praia”, deitem-se apenas numa posição reparadora.

Deitem-se de costas com as pernas elevadas e apoiadas contra a parede (formando um ângulo recto). Agora fechem os olhos, descontraiam e respirarem profundamente, nessa postura, durante 10 minutos.

 

Minimal Poise Trick! Pensamentos negativos, de trabalho ou de tarefas por fazer, ficam barrados à porta!

 

 

7 | Emails Curtos e Breves

 

Não permitam que o vosso email se apodere da vossa vida. Quando dão conta, andam a responder a emails durante a madrugada. Big no-no!

Tentem criar um timing de consulta/resposta e respeitem-no. Duas ou três vezes por dia.

Os emails não têm de ser todos respondidos instantaneamente.

Para além disso, mantenham os emails tão breves, quanto possível. Poupar-vos-á muito tempo e paciência.

 

Minimal Poise Trick! Esta regra serve, também, para o WhatsApp e outros ‘chats’ que tais.

 

 

8 | Social Media Free Zone

 

O excesso de estímulos e de Social Media é certamente um dos maiores problemas de incoerência social da actualidade. E é, sem dúvida, um obstáculo para uma vivência equilibrado e presente.

Posto isto, vamos tentar criar alguns limites para que possamos usufruir da vida como ela é.

 

Minimal Poise Trick! Definir um dia por semana (ou mais) sem Social Media e zonas interditas a smartphone como a mesa de jantar e a cama. E respeitar estas regras implacavelmente!

Estas resoluções irão brindar-nos com mais tempo de qualidade para nós e para os nossos. ;)

 

 

9 | 8 Horas de Sono… A Prioridade

 

O sono é absolutamente vital para a nossa saúde e bem-estar.

Uma boa noite de sono fará com que os dias sejam menos frenéticos e mais harmoniosos. Melhora substancialmente a nossa capacidade de encaixe e de resposta.

A privação de sono, entre outras consequências, provoca a deterioração do sistema cognitivo, aumenta o potencial de alterações psicológicas, assim como, a predisposição para doenças cardiovasculares.

Assustadoramente, é também um factor determinante no aumento do nível de mortalidade.

 

Minimal Poise Trick! Conseguir relaxar e dormir tranquilamente é a grande revolução do século XXI. Esqueçam as noitadas! Desliguem, respirem fundo, fechem os olhos e relaxem…

 

equilibrio-the-minimal-magazine

 

10 | Conviver com Animais

 

Não existe amor mais puro, profundo e incondicional do que o de um animal.

Eles não têm segundas intenções ou ‘secret agendas. Não lhes interessa se somos ricos ou podres, bonitos ou feios, populares ou ‘freeks’… eles amam-nos porque sim! Só porque sim! Faz parte da sua Natureza, a aceitação incondicional.

Todos eles são sencientes e sensíveis, tal como nós! Todos sentem medo, dor, carinho e prazer, tal como nós!

Para além disso, está cientificamente comprovado que o convívio com animais favorece o sistema imunológico, reduz significativamente o stress e combate a depressão.

 

Minimal Poise Trick! Reconhecer a sinceridade e o amor de todos os animais e conseguir retribuir esse sentimento de amor, respeito e compaixão, é profundamente transformador e libertador. Olhem para eles com outros olhos!

Adoptem um animal… o verdadeiro amor eterno!

 

 

Reconquistar o equilíbrio é um compromisso que apenas cada um de nós pode aceitar e fazer valer. Mas é, garantidamente, um dos compromissos mais importantes da nossa vida.

Deixem-se inspirar, não se vão arrepender!

100
LIMITES
95
BAIXAR O RITMO
90
EQUILÍBRO

Stay
connected

You’re less likely to catch a cold and
your brain will get sharper! ;)

Entrar

Looking
for Inspiration?

Get all the exclusive news, stories,
tips and happenings in your inbox!

By signing up, you agree to receive our
newsletter and accept our web terms of use
and privacy and cookie policy.

YOUR CHOICES
Play All Replay Playlist Replay Track Shuffle Playlist Hide picture