Este Natal Proteja o Planeta

Este Natal Proteja o Planeta

Natal significa ter a mesa cheia com boa comida, a casa quente e a família reunida.

Significa partilhar momentos, mimar quem mais gostamos e oferecer presentes: o brinquedo pedido pelo neto, aquela entrada que o filho gosta e as decorações que a nora não dispensa.

 

Esta época de tradições é de facto uma das melhores épocas do ano. Mas também é uma das épocas com mais impacto no nosso planeta.

Nas semanas que antecedem o Natal, gastamos mais combustível nas corridas aos presentes e compras; compramos tudo porque “mais vale precisar e ter do que precisar e não ter”; o desperdício alimentar é enorme e a reciclagem nem sempre se faz, porque estamos apressados, cansados e a última coisa em que queremos pensar é em ir ao ecoponto com frio e chuva.

 

Estima-se que, mundialmente, a quantidade de lixo que produzimos aumente em 25% na quadra natalícia, o que numa família tradicional portuguesa de quatro pessoas equivale a 40kgs, ou seja, a mesma quantidade de lixo que 1 português produz num mês inteiro.

 

 

Vamos mudar isto?

 

 

Este Natal, abrande. Nós ajudamos:

 

1 |  Pense nas refeições que vai servir e faça uma lista de compras: não vai faltar nada, porque foi tudo planeado. Vai sobrar menos porque foi tudo contabilizado.

 

2 | Procure peixe e marisco certificado MSC e ASC, de proveniência local, e com o tamanho certo. Saiba mais em guiapescado.wwf.pt

 

Este Natal Proteja o Planeta The Minimal Magazine I

 

3 | Exiba a baixela e o serviço de festa: usar louça reutilizável ajuda o ambiente, e custa menos do que usar descartáveis.

 

4 | Crie memórias: ofereça experiências que possam ser partilhadas, ofereça presentes solidários (pode tornar-se associado da ANP|WWF e ajudar os nossos projetos em Portugal!) e para as crianças procure brinquedos ecológicos, feitos com materiais naturais ou madeira certificada FSC, por exemplo.

 

5 | Prepare com antecipação recipientes para separar os resíduos e encaminhe a família para o ajudarem nessa tarefa. Lembre-se que o papel de embrulho metalizado não é reciclável, mas pode ser guardado e reutilizado, bem como os laços de plástico. A esferovite protetora das caixas de brinquedos deve ser colocada no Ecoponto Amarelo.

 

6 | Aposte numa Árvore de Natal diferente e sustentável, feita em casa com materiais naturais e decorada com ornamentos de tecido ou papel, mais amigos do ambiente.

 

7 | Troque as suas luzes de natal para luzes LED, de preferência com um temporizador que as desligue automaticamente durante a noite. Se alguma lâmpada fundir, tenha a paciência para a procurar e substituir – não desperdice uma fiada de luzes.

 

Boas Festas a todos!

95
CONSCIÊNCIA
97
HARMONIA
92
SIMPLICIDADE
WWF & ANP - The Minimal Magazine

Stay
connected

You’re less likely to catch a cold and
your brain will get sharper! ;)

Entrar

Looking
for Inspiration?

Get all the exclusive news, stories,
tips and happenings in your inbox!

By signing up, you agree to receive our
newsletter and accept our web terms of use
and privacy and cookie policy.

YOUR CHOICES