Os Livros que Mudam Vidas | Sugestões de Junho

Os Livros que Mudam Vidas | Sugestões de Junho

A leitura é um fator de bem-estar e contribui para a formação cultural e socioafetiva do indivíduo. O leitor é capaz de refletir criticamente sobre si e os outros, de interrogar a vida e agir sobre o mundo que o rodeia.

Sabemos que ler mobiliza um grande número de processos cognitivos, dos quais se destacam a perceção, a compreensão e a memória. Sabemos que quando lemos, ativamos o cérebro, principalmente o hemisfério esquerdo, responsável pela linguagem, instrumento decisivo no desenvolvimento da capacidade analítica de todos nós.

 

Mas, para uma leitura reflexiva e imersiva, precisamos de um tempo lento, que não é um tempo do nosso tempo.

Esquecemo-nos de ler, lemos menos do que exige a sociedade da informação e do conhecimento, chegamos mesmo a considerar desistir porque nos falta tempo para as escolhas.

 

Somos leitores, gostamos de ler, e por isso não desistimos nunca de dar a ler.

Estas são as leituras que escolhemos para junho.

 

 

 

Os livros que mudam vidas Sugestões Junho The Minimal Magazine

O Mundo à Beira de um Ataque de Nervos

de Matt Haig

No contexto de pandemia em que vivemos, dominado pela insegurança, o isolamento e a indefinição, este livro aborda questões pertinentes de saúde psicológica.

Matt Haig refere como o facto de estarmos conectados como nunca, nos pode tornar mais solitários que nunca e defende que a sociedade atual, extremamente online, pode ser um fator de risco.

O autor salienta uma diversidade de causas, desde a desigualdade social, aos meios de comunicação e às notícias, passando pelo nosso quotidiano, mostrando como os progressos sociais, comerciais e tecnológicos criaram um mundo que pode prejudicar a vida humana, mas também o equilíbrio da Terra.

 

 

 

 

Os livros que mudam vidas Sugestões Junho The Minimal Magazine

O Evangelho das Enguias:

O que o animal que fascinou Freud e Aristóteles nos ensina sobre a vida

de Patrick Svensson

Este é um livro sobre a vida. A misteriosa história da enguia cruza-se com a história de vida de Patrik Svensson e, ao longo de dezoito capítulos, numa escrita sedutora e reflexiva, o autor de “O Evangelho das Enguias” evoca a sua vida.

A juventude, os silêncios, a cumplicidade partilhada com o pai durante a pescaria – “foi o meu pai que me ensinou a pescar enguia, no ribeiro que corria ao longo dos campos, junto ao que antigamente fora a sua casa de infância”- ponto de partida para questionar enigmas do nascimento, da reprodução, do amor e da morte, da memória.

Mas, também, dos lugares que povoam e marcam a nossa existência.

 

 

 

 

Os livros que mudam vidas Sugestões Junho The Minimal Magazine

O Princípio de Karenina

de Afonso Cruz

O Princípio de Karenina, uma história em que personagens solitárias, enterradas no medo de tudo o que lhes parece diferente, vivem com receio do desconhecido e, assim, definham fechadas em si mesmas.

É, talvez por isso, que este livro, uma longa carta de amor de um pai para uma filha, deixa a ideia de que a felicidade, no final, parece estar nesses momentos breves de aproximação.

 

 

 

 

Os livros que mudam vidas Sugestões Junho The Minimal Magazine

Manual para Mulheres de Limpeza

de Lucia Berlin

Lucia Berlin cria o Manual para mulheres de limpeza a partir de pedaços da vida quotidiana, a sua e a de outros, partilhando connosco o prazer da palavra, da frase.

 

 

 

 

Os livros que mudam vidas Sugestões Junho The Minimal Magazine

Testamento de VGM

de Vasco Graça Moura

Um poema autobiográfico cheio de humor, autoironia e ternura, escrito por altura do sexagésimo aniversário de Vasco Graça Moura, à maneira de um testamento, com baladas que cantam os amores, o ofício literário, a paixão pela pintura e a natureza mais íntima deste extraordinário poeta.

 

80
TEMPO
90
PLÁCIDO
100
IMERSO
NL---The-Minimal-Council_web2
TAGS:

Stay
connected

You’re less likely to catch a cold and
your brain will get sharper! ;)

Iniciar sessão

Looking
for Inspiration?

Get all the exclusive news, stories,
tips and happenings in your inbox!

By signing up, you agree to receive our
newsletter and accept our web terms of use
and privacy and cookie policy.

YOUR CHOICES