Como Sobreviver à Época das Festas

Como Sobreviver à Época das Festas

Para muitos de nós, as temporada das festas pode ser uma época muito stressante.

Clima com pouco sol e mais cinzento. Frio e gripes. Família e auto expectativas que podem ser impossíveis de cumprir. Pressão adicional nas finanças. Compras de Natal desnecessárias. Comprar o presente perfeito.

Qualquer uma destas circunstâncias, só por si, pode ser o suficiente para dar vontade de hibernar nesta época do ano.

 

É Natal!  Quando todos nós somos tentados a comer aqueles pratos tão saborosos, mas que nos fazem tão mal.

E claro, prometemos depois entrar em reabilitação e fazemos planos para um detox logo após as férias.

Mas e se pudesse aproveitar os dias das festas, fazer uma nutrição funcional e não ser sufocado pelos doces, bolos e outros pratos que lhe dão aquele prazer momentâneo, mas que o fazem arrepender imediatamente?

 

As férias são um momento alegre e festivo para celebrar com quem mais gostamos. E pode evitar transformar esses momentos sociais em circos alimentares açucarados e processados que não fazem nada pela sua saúde (nem pela sua cintura).

Especialmente durante as festas, é fácil encontrar-se em alguns enquadramentos onde não vai ter qualquer controlo sobre aquilo que é servido: numa festa, num evento ou até em casa de um amigo. Mas isso não significa que precisa perder o controle e devorar todos os pratos que o seu anfitrião coloque à sua disposição.

 

 

Um menu para partilhar com todos

 

 

Muitos de nós já começamos a perceber e a escolher com maior cuidado quais os alimentos que nos fazem sentir bem.

Estas escolhas alimentares podem ser desde a evicção de laticínios ou alimentos sem glúten, alimentação Paleo, vegetariana, vegan ou qualquer outra.

 

Se sabe à partida que se vai sentir mal após consumir um determinado alimento, não há razão para o comer apenas porque está a comer fora de casa ou porque está de férias.

Apesar de desafiante, se sabe que não tolera trigo, outros grãos ou sementes, feijão ou produtos lácteos, partilhe essas restrições com quem irá confeccionar e compartilhar as refeições das festas, para poderem decidir atempadamente o menu.

 

Como Sobreviver à Época das Festas The Minimal Magazine I

 

Dececionante será alguém cozinhar uma refeição, para depois vir a descobrir que um dos seus convidados não pode comer o prato, tão amorosamente pensado e criado.

Muito melhor será saber antecipadamente e preparar algo que todos possam desfrutar. Quem sabe se essas restrições alimentares possam motivar outros elementos da família a mudarem o seu estilo de vida para um mais saudável.

 

 

Aquele inchaço e sonolência

depois do jantar de Natal…

 

 

Até estudar Medicina Funcional e compreender o que fisiologicamente o corpo nos tenta alertar, também eu era daquelas que depois de um jantar de Natal observava toda a família a queixar-se de que parecia que tinham engolido uma bola de futebol e pouco tempo depois todos estariam a dormir no sofá.

A causa deste problema surge com o quadro inflamatório que se gera após uma refeição cheia de trigo (nas farinhas dos doces de Natal) e açúcar.

Se quer evitar essa mesma experiência este ano sugiro que se mantenha longe dos doces de Natal e opte por alimentos funcionais como os frutos secos, vegetais e frutas.

 

 

Quando o plano falhou:

As consequências…

 

 

Ok, então as coisas não correram bem de acordo com o planeado.  Acabou por cometer excessos e comer muito mais do que precisava. Comeu e bebeu muitas coisas que sente que não lhe fizeram bem.

Acabou por se sentir com falta de energia, inchado e o pior… frustrado consigo mesmo!

Não se fique a sentir culpado. Aconteceu, acabou! Agora pode definir um novo plano e voltar ao caminho para melhorar a sua saúde novamente.

 

 

Os suplementos úteis

 

 

Após todos os excessos alimentares o seu corpo está num processo inflamatório (disfunção digestiva, pele manchada, excesso de peso, prisão de ventre ou diarreia, etc).

O que tem que fazer é ter uma ação anti-inflamatória sobre as suas células:

 

•   Ómega-3 | Pode tomar um suplemento de óleo de peixe de boa qualidade, com uma toma diária entre 2000mg a 3000mg.

Pode também recorrer a outras fontes vegetarianas como as sementes de linhaça ou cânhamo, nozes ou um suplemento de algas marinhas.

 

Como Sobreviver à Época das Festas The Minimal Magazine II

 

•  Gengibre | O rei dos anti-inflamatórios. Tem uma ação calmante digestiva e ajuda a evitar náuseas e alivia cólicas abdominais.

Pode ralar gengibre fresco (sem necessidade de descascar), adicionar meio limão espremido, um pau de canela e adicionar água quente. Deixe em infusão alguns minutos e fica pronto a beber.

 

•  Probióticos | A toma de um probiótico completo vai reduzir a produção de gás intestinal a partir do supercrescimento bacteriano descontrolado.

O SIBO (síndrome de supercrescimento bacteriano no intestino) é um quadro clínico que ocorre quando as bactérias que normalmente vivem no intestino grosso se começam a multiplicar no intestino delgado.

Um dos sintomas comum do SIBO é o inchaço que ocorre cerca de 30 minutos após comer. Identifico em muitos dos meus pacientes sintomas de SIBO pelo que é fundamental um reequilíbrio do microbioma intestinal.

 

 

Foco: O que é realmente importante!

 

 

Mesmo com um arsenal de táticas inteligentes, contornar a infinidade de tentações alimentares pode tornar-se um desafio.

É aí que é fundamental a partilha de boas decisões nas escolhas alimentares em família. Faça da família e dos amigos o seu foco. Não a comida!

 

As Festas são sobre partilhar e celebrar com aqueles que mais amamos. Mas a comida geralmente torna-se o centro das atenções durante essas situações sociais.

Lembre-se de mudar o seu foco sobre o que realmente importa.  Que outra estratégia adicionaria para sobreviver às festas?

 

Eat well, choose well, be happy.

95
FOCO
92
MODERAÇÃO
80
SUPLEMENTAÇÃO
Andreia de Almeida - The Minimal Magazine

Stay
connected

You’re less likely to catch a cold and
your brain will get sharper! ;)

Entrar

Looking
for Inspiration?

Get all the exclusive news, stories,
tips and happenings in your inbox!

By signing up, you agree to receive our
newsletter and accept our web terms of use
and privacy and cookie policy.

YOUR CHOICES
Play All Replay Playlist Replay Track Shuffle Playlist Hide picture