Descobrindo o Microbioma Humano

Descobrindo o Microbioma Humano

Falar em biodiversidade é, na maioria das vezes, falar de plantas e animais que habitam os diferentes ecossistemas do nosso planeta, esquecendo que o nosso organismo, por exemplo, está colonizado por uma complexa e diversa população de Microrganismos.

 

Geralmente há uma ideia negativa associada aos microrganismos – afinal de contas, eles provocam doenças.

 

Mas  então e os bons?

 

Desmitificar o conceito de “micróbio” e dar a conhecer a importância destes seres vivos para a manutenção da nossa saúde é um dos objectivos do estudo do Microbioma Humano (os triliões de microrganismos e o seu material genético presentes no nosso corpo).

 

Sabemos que alguns são apenas inertes e apanham boleia connosco e que muitos outros são, predominantemente, úteis! Nós acolhemos cerca de 2.000 espécies diferentes de microrganismos, cada um a viver em diferentes regiões do nosso organismo. No total, os microrganismos presentes no nosso corpo é cerca de 14.000 vezes mais do que o número de pessoas na Terra, dá para acreditar?

 

O nosso intestino é a localização central do microbioma, onde a grande maioria das bactérias vivem. Elas desempenham um papel muito importante no processo digestivo, permitindo que os nutrientes sejam facilmente absorvidos pelo nosso organismo. Também produzem vitaminas, como a vitamina K e criam as enzimas necessárias para metabolizar o colesterol!

 

São absolutamente necessárias para digerir polissacarídeos de plantas complexas e a fibra encontrada em grãos, frutas e vegetais que de outro modo seriam indigeridas por nós.

 

Os microrganismos interagem uns com os outros na comunidade em que vivem e o corpo humano não é excepção. Mudam de concentração dependendo do ambiente, o que significa que a nossa dieta, o estilo de vida, o uso de medicamentos e/ou antibióticos, realmente afectam nossa saúde intestinal, e como tal, a nossa saúde em geral!

100
ECOSSISTEMA
98
DIVERSO
100
FUNDAMENTAL

Stay
connected

You’re less likely to catch a cold and
your brain will get sharper! ;)

Entrar

Looking
for Inspiration?

Get all the exclusive news, stories,
tips and happenings in your inbox!

By signing up, you agree to receive our
newsletter and accept our web terms of use
and privacy and cookie policy.

YOUR CHOICES
Play All Replay Playlist Replay Track Shuffle Playlist Hide picture