Testosterona: Smart Aging no Masculino

Testosterona: Smart Aging no Masculino

Dedico este artigo a todos os homens que desejam manter a sua vitalidade e energia masculina. Porque um mundo sem a energia dos homens não seria o mesmo. São certas características masculinas que criam o equilíbrio nas nossas vidas, tal como o yin e yang.

 

A assertividade, a perseverança, o controlo, o pensamento analítico, o predomínio do pensamento mais lógico e menos reactivo, são características predominantes nos homens. Como mulheres, também nós temos estas características, pois também nós temos testosterona. Mas os homens produzem 100 vezes mais testosterona que as mulheres, pelo que o seu papel se torna dominante.

 

Hoje, dedico esta artigo aos homens. A vocês, homens da nossa vida. Vou partilhar o que podem fazer hoje para uma maior longevidade.

 

 

Andropausa… Sabem o que é?

 

 

Há quem lhe chame a menopausa masculina, apesar de ser um conceito errado.

A andropausa envolve o declínio progressivo dos níveis de testosterona livre, pelo que a sua disponibilidade nos tecidos é menor. Como resultado dessas alterações hormonais, os homens a partir dos 40 anos podem desenvolver problemas de impotência ou libido. Mas não ficamos por aqui e em alguns casos pode surgir em homens mais jovens.

 

Até à chegada do Viagra, o que levou muitos homens a “saírem do armário”, a deficiência de testosterona nos homens foi muito pouco estudada ou falada.

 

Mas muitos são os sinais reveladores de um envelhecimento hormonal no homem, como por exemplo:

•  Fadiga

•  Irritabilidade

•  Humor deprimido

•  Perda de desejo sexual / incapacidade de manter uma erecção

•  Dores nas Articulações

•  Pele Seca

•  Osteoporose

•  Perda de peso com ganho de massa gorda e perda de massa muscular

 

Durante muito tempo, queixas associadas à deficiência de testosterona como perda de massa muscular, diminuição da força, performance e libido, eram consideradas mudanças normais no envelhecimento. Mas hoje, isso já não é verdade.

 

testosterona-smart-aging-no-masculino-II-01

 

Um estudo de 1989, chamado The Massachusetts Male Aging Study, analisou uma amostra aleatória de 1.710 homens, com idades entre os quarenta e os setenta anos.

Verificou-se que os níveis médios de testosterona declinam anualmente em cerca de 1%. Além disso, 51 por cento dos homens normais e saudáveis ​​nesta faixa etária relataram ter algum grau de impotência.

 

É só fazermos as contas para compreendermos como o declínio da testosterona tem SIM um impacto no bem-estar, saúde e longevidade dos homens.

 

Apesar de muitas vezes comparadas, a andropausa tem algumas diferenças da menopausa que ocorre nas mulheres.

A menopausa na mulher relaciona-se com a diminuição da função dos ovários tendo consequências fisiológicas importantes como a perda acelerada de massa óssea, alterações no sono e no comportamento, atrofia vaginal e perda de fertilidade.

 

A andropausa também tem efeitos profundos na saúde física e no bem-estar dos homens, particularmente no humor e na libido, mas também no aumento de risco de doenças degenerativas relacionadas com o envelhecimento.

 

Mas a diferença entre as duas condições é que os homens experimentam uma diminuição mais gradual e incompleta da produção da testosterona e espermatozóides a nível testicular, permitindo-lhes gerar filhos em idades mais avançada.

 

 

A reposição dos níveis de testosterona é essencial no atraso do envelhecimento, repercutindo-se num maior bem-estar, auto-estima e saúde dos homens.

 

 

A realidade é que pouco se fala da Modulação Hormonal com testosterona em Homens, havendo ainda muitos estigmas mesmo entre a classe médica da sua importância.

Impactos positivos como melhorias ​​na função eréctil, libido e humor, e diminuição das queixas de fadiga, são os primeiros benefícios dos homens que reequilibram os seus valores hormonais.

 

Mas a Modulação Hormonal em Homens não se limita à testosterona. Outros precursores hormonais, como o DHEA, são benéficos para os homens que têm níveis de testosterona comprovadamente baixos para a sua idade.

A Medicina Anti-Aging surge com uma visão preventiva e integral da pessoa, tentando dar resposta a todos estes homens que sentem o impacto do envelhecimento hormonal no seu bem-estar físico, emocional, relacional e social.

 

estosterona-smart-aging-no-masculino-III-01

 

Quando pensamos em Smart-Aging no masculino é fundamental ressaltar a importância do estilo de vida, nomeadamente os factores físicos, emocionais, sexuais e sociais.

De nada adianta pensarmos em modulação hormonal se comportamentos pouco saudáveis predominarem, como elevados níveis de stress no local de trabalho, em casa ou uma má comunicação relacional.

 

Vários estudos encontraram correlação entre baixos níveis de testosterona e maiores riscos de doença cardiovascular, pelo que a visão Smart-Aging harmoniza não só o bem-estar físico como reduz os factores de risco para doenças crónicas e o envelhecimento precoces.

O envelhecimento é fisiológico e faz parte da identidade de cada um de nós, mas devemos manter uma atitude informada e ter conhecimento da inovação que novos estudos médicos nos oferecem.

 

A reter, homens:

A modulação de outros pilares Smart-Aging como uma alimentação nutricionalmente adequada, exercício físico e movimento, harmonização do sono e dos níveis de stress são fundamentais quando pensamos em Smart-Aging.

 

Ser homem implica um papel na sociedade, na família, no trabalho e consigo próprio.

Ou pelo menos assim estamos convencidos disso. Nem homens nem mulheres deveriam ver o envelhecimento como algo de negativo, mas sim um processo que nos enriquece e que trás consigo novas aprendizagens e sabedoria.

 

Vamos aprender a envelhecer saudáveis e felizes?

95
EQUILÍBRIO
100
SAÚDE
98
BEM-ESTAR

Stay
connected

You’re less likely to catch a cold and
your brain will get sharper! ;)

Entrar

Looking
for Inspiration?

Get all the exclusive news, stories,
tips and happenings in your inbox!

By signing up, you agree to receive our
newsletter and accept our web terms of use
and privacy and cookie policy.

YOUR CHOICES
Play All Replay Playlist Replay Track Shuffle Playlist Hide picture