5 Dicas para um Detox de Primavera

5 Dicas para um Detox de Primavera

Ainda que um pouco “envergonhada”, a Primavera já começa a dar um ar da sua graça. O sol começa a espreitar mais radiante, os dias mais longos e o frio a dar tréguas.

 

Um dos grandes Clássicos de Primavera são as limpezas, aquelas mesmo a fundo, de virar a casa do avesso e deixar o sol entrar para alegrar os nossos dias.

Mas aquilo de que muitas vezes nos esquecemos, é que também é importante “tirarmos o Inverno do corpo”. Aproveitar estes dias de Primavera para pensarmos em nós, para nos reinventarmos e revolucionarmos as nossas rotinas e rituais.

É o momento perfeito para substituirmos os alimentos mais pesados de Inverno, por alimentos que ajudam o corpo a desintoxicar das doces delícias do tempo frio.

Todos nós comemos de forma diferente dependendo da época do ano. Sopas no Inverno, saladas no Verão… Mas o que devemos comer na Primavera?

 

Fazermos uma alimentação de forma sazonal é muito importante para o nosso corpo. A Natureza não funciona de forma aleatória… e nós também não! Os vegetais e as frutas da época têm um impacto específico (quase cirúrgico) no nosso organismo. É como estar no sítio certo à hora certa.

Para nos adaptarmos suavemente a esta nova estação, aqui ficam algumas dicas:

 

5-dicas-para-um-detox-de-primavera-II

 

1 |  Água, Chás e Infusões

Beber água e chás é a forma perfeita de limpar e hidratar o organismo.

Água simples ou aromatizada com citrinos, ervas aromáticas e frutas, fazem as delícias dos dias soalheiros. Algumas fusões interessantes são limão e pepino, ananás e erva-príncipe ou hortelã e frutos silvestres.

Determinados ingredientes têm elevadas propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias, e podem ser utilizados em chás ou em infusões.

Alguns dos mais poderosos são o dente-de-leão, o cardo mariano, o gengibre, a raiz de alcaçuz, a urtiga, a hortelã, a erva-doce, o cardamomo e o chá verde. Alguns deles podem ter o sabor bastante amargo, o que é sinónimo do seu potencial desintoxicante.

 

 

2 |  Vegetais Verdes aos Molhos

Este é o momento ideal para integrar mais vegetais verdes e frescos nas nossas refeições, seja em saladas, batidos ou sumos vegetais (só para os mais valentes), cremes ou caldos.

Os nutrientes e as enzimas presentes nos vegetais frescos, oferecem uma “mãozinha” extra aos nossos órgãos de desintoxicação, ajudando assim o corpo a eliminar toxinas mais facilmente.

Os vegetais de folha verde escura são particularmente purificantes, especialmente aqueles que têm um sabor mais amargo, como as folhas de dente-de-leão, endívia, salsa, grelos, couve, acelga, folhas de mostarda, espinafres, bok choy e rúcula.

Todos estes são ricos em vitaminas A, C, K, ácido fólico e vitaminas do complexo B, minerais, cálcio, ferro, fitonutrientes, clorofila e fibras essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

 

5-dicas-para-um-detox-de-primavera-III

 

3 |  Alimentos Fermentados

Para facilitar a digestão e a absorção de todos os nutrientes fantásticos presentes nos vegetais (principalmente quando os consumimos crus) é fundamental cuidarmos da microflora do nosso sistema digestivo, através da ingestão diária de probióticos.

Probióticos esses, que podemos encontrar em alimentos fermentados (e não pasteurizados) como kimchi (couve fermentada tipicamente coreana), chucrute (couve fermentada tipicamente alemã), tempeh (soja fermentada com origem indonésia), miso (pasta de soja fermentada tipicamente japonesa), kombucha (chá fermentado efervescente) ou pickles.

As bactérias benéficas presentes nestes alimentos para além de terem um papel essencial no funcionamento global de todo o nosso organismo, são também desintoxicantes altamente potentes, capazes de ajudar a eliminar uma ampla gama de toxinas e metais pesados.

 

 

4 |  Jantares Mais Leves e Frescos

Simplificar os jantares ajuda-nos a ir para a cama mais leves e tranquilos, melhorando assim a qualidade do sono e toda a reparação celular do organismo.

Tentem evitar alimentos pesados, priorizando os legumes e os vegetais. Cozinhem-nos de forma simples, cozidos a vapor, levemente salteados, assados no forno ou mesmo crus em saladas.

Acrescentem sempre uma gordura saudável ao vosso prato, como o azeite extra virgem, o óleo de linhaça ou o abacate, pois facilita a absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.

Façam pratos coloridos e variados, acrescentem-lhes algumas sementes, nozes e ervas aromáticas para torná-los ainda mais ricos e interessantes.

 

5-dicas-para-um-detox-de-primavera-I

 

5 |  Local & Biológico

Comermos produtos locais faz com que sejamos mais compassivos para com o nosso corpo e para com o planeta.

Sendo produtos locais, faz com que sejam tendencialmente alimentos da época, o que os torna mais ricos nutricionalmente e mais saudáveis, pois estão alinhados com os bio-ritmos da Natureza autóctone.

Além disso, os alimentos sazonais têm mais qualidade e são mais baratos. É todo um win-win!

Ao escolhermos alimentos biológicos estamos a reduzir a nossa exposição aos tóxicos presentes nos pesticidas e herbicidas. Isto ajuda o organismo a conseguir eliminar a bioacumulação destas toxinas, de forma mais eficaz.

 

Vegetais de Primavera: Alcachofra, Beterraba, Espargos, Rúcula, Alface, Acelgas, Pepino, Grelos, Endívias, Alho, Ervilhas, Favas, Rabanete, Espinafres, Agriões, Couve, Brócolos e Couve-flor.

Frutas de Primavera: Morangos, Nêsperas, Mirtilos, Framboesas, Amoras, Cerejas, Alperce, Pêssego, Meloa, Melão e Figo.

 

A Primavera é a estação em que nos desempoeiramos e reinventamos a beleza de dentro para fora.

Agora é só irem ao vosso mercado biológico preferido para dar uma lufada de ar fresco à vossa cozinha e aos vossos dias.

Deixem-se inspirar, não se vão arrepender!

100
FRESCO
75
VERDE
85
SAZONAL

Stay
connected

You’re less likely to catch a cold and
your brain will get sharper! ;)

Entrar

Looking
for Inspiration?

Get all the exclusive news, stories,
tips and happenings in your inbox!

By signing up, you agree to receive our
newsletter and accept our web terms of use
and privacy and cookie policy.

YOUR CHOICES
Play All Replay Playlist Replay Track Shuffle Playlist Hide picture