7 Alimentos para Serenar a Ressaca

7 Alimentos para Serenar a Ressaca

Nada como a semana do Carnaval e as suas noites de folia, para que “sem sabermos bem como” os copos se percam de conta… Um cenário nunca antes visto, diga-se de passagem! Cofff! Cofff! Cofff!

 

Claro que na altura “É festa! É festa!”, mas e a manhã seguinte?

 

A dor de cabeça, as náuseas, o mau humor, aquela tão agradável sensação de que se foi atropelado por um camião (10 vezes seguidas)… entre um rol de outras sensações inqualificáveis.

 

Podemos encarar este artigo como uma motivação especial para sermos mais conscientes e moderados e, em última instância, evitar a ressaca. Mas, se já perderam esse barco, não há como voltar atrás… E vão precisar de uma ajudinha adicional para reverter o panorama catastrófico.

 

Se é este o cenário no vosso horizonte, então levantem-se “do lodo”, bebam um grande copo com água, tomem um bom duche e preparem-se para um snack revitalizante. E não! Big Mac, batatas fritas e Coca-cola não contam! (Apesar da maioria achar que estes são os “patrocinadores oficiais” dos dias negros de ressaca.)

 

Agora que já pusemos de lado o mito da fast food, estes são alguns dos melhores alimentos para ajudar nos dias que seguem as noites de excessos, e vos vão ajudar a “renascer das cinzas”.

 

7-ALIMENTOS-SERENAR-RESSACA-IIII

 

1 | Água

Embora tecnicamente não seja um alimento, merece as honras da casa.

O álcool é diurético, o que vos vai causar um elevado nível de desidratação no organismo.

Quando o corpo está desidratado devido à falta de líquidos, o corpo tenta recorrer a toda a água que tem à disposição, inclusivamente a que está presente no cérebro.  Como podem imaginar, isto dará origem a uma maravilhosa dor de cabeça matinal.

 

Minimal Food Trick! Bebam bastante água antes, durante e depois de uma noite de festa para evitar as suas memoráveis consequências.

Podem também acrescentar limão e gengibre à vossa primeira água da manhã para maximizar os benefícios de desintoxicação e tonificação do organismo. (Que nestes dias nem é nada necessário, verdade?)

 

 

2 | Chá de Gengibre e Menta

Se acordaram com aquela náusea inconfundível, corram e preparem um chá de gengibre e menta.

Estes dois ingredientes irão ajudar, não só na desintoxicação do corpo, mas também na sensibilidade e má disposição do sistema digestivo.

O gengibre ajuda a reduzir a náusea e o enjoo, enquanto a menta ajuda a acalmar o estômago e a equilibrar a acidez gástrica.

 

7-ALIMENTOS-SERENAR-RESSACA-III

 

3 | Aveia

A fome já aperta mas o vosso estômago não está para brincadeiras?

Uma boa tigela de papa de aveia morna é suave para o estômago, saciante e está repleta de vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio e ferro. Todos os nutrientes presentes na aveia irão ajudar-vos no processo de recuperação.

 

Minimal Food Trick! Para uma dose extra de energia e de nutrientes (que bem precisam) acrescentem à vossa papa de aveia uma pitada de canela e de gengibre em pó, um fio de mel, uma banana, algumas bagas goji e amêndoas. Uma pequena dádiva reconfortante numa tigela!

 

 

4 | Água de Coco

Depois de uma noitada, as reservas de electrólitos estão esgotadas e o corpo desidratado. É necessário repor os níveis o quanto antes.  A água de coco é a “bebida isotónica da Natureza”, é perfeita para aumentar a hidratação e ajudar a reequilibrar o organismo.

Podem também encontrar outras fontes de electrólitos como as bananas, os vegetais de folhas verdes, as nozes e as sementes. O importante é restabelecer o seu equilíbrio.

 

Minimal Food Trick! Para aumentarem o potencial hidratante e refrescante da vossa bebida experimentem juntar água de coco com o sumo de 1 limão. Science for the win!

 

 

5 | Ovos

Os ovos são bastante ricos em aminoácidos, nomeadamente cisteína e taurina, que suportam a função hepática e consequentemente ajudam a aliviar os sintomas de indisposição geral e mal-estar.

A taurina protege e melhora a função do fígado e dos rins, enquanto a cisteína tem capacidade de aumentar a oxidação do etanol e de reduzir a presença de acetaldeído (um subproduto do etanol) no organismo, sendo este dos principais responsáveis pelos sintomas da ressaca.

Os ovos podem ser bons aliados no momento em é importante é acelerar a metabolização do álcool presente no organismo.

 

Minimal Food Trick!  Experimentem uma tosta com abacate e ovos cozidos ou mexidos. Se a isso juntarem uma salada verde aumentam o potencial nutricional e os níveis de potássio.

 

7-ALIMENTOS-SERENAR-RESSACA-II

 

6 | Vegetais de Folhas Verdes

Os vegetais crucíferos e de folhas verdes possuem propriedades naturais desintoxicantes, tornando-os excelentes para aliviar os sintomas da ressaca.

Estes são ricos em potássio, tal como a banana e o abacate, adicioná-los à vossa refeição irá aumentar o potencial desintoxicante e de reposição de electrólitos.

 

Minimal Food Trick! Experimentem fazer uma sopa ou então um smoothie verde para recuperar.

Mas se a simples ideia de fazer uma sopa for demasiado audaciosa para as circunstâncias, tentem um batido.

Adicionem num liquidificador 1 chávena de espinafres, ¼ de abacate, 1 banana aos pedaços, 3 folhas de manjericão, uma pitada de gengibre em pó e água de coco. Triturem até ficar cremoso e desfrutem deste elixir revitalizante.

 

 

7 | Mel Cru

Uma das maravilhas pouco conhecidas do mel é a sua capacidade em combater os efeitos do álcool e os níveis de intoxicação por etanol.

 

Os sintomas característicos de ressaca advêm da incapacidade do fígado processar todo o álcool presente no organismo. Contudo a frutose natural, presente no mel, ajuda a acelerar o processo de oxidação do álcool.

Desta forma o corpo consegue liberar as toxinas a um ritmo mais elevado.

 

Minimal Food Trick! Acrescentem uma ou duas colheres de mel ao vosso chá ou à vossa água com limão matinal. O vosso corpo agradece… e a cabeça também!

 

 

Mas tão importante quanto o que devemos fazer é, o que não devemos!

 

 

Apesar daquela última fatia de pizza (já ressequida, que sobrou de ontem) poder parecer uma “ideia iluminada”… que vem mesmo a calhar para “absorver o álcool”… Acreditem, não é!

 

Evitem alimentos processados, refinados, com muito açúcar e gordura. Estes apenas irão sobrecarregar o organismo e aumentar a sensibilidade gástrica, tornando a ressaca pior.

 

E, se por alguma “força divina” arranjarem coragem para se arrastarem até um brunch, ignorem a velha máxima “Evite a ressaca, mantenha-se bêbado”! Bebidas alcoólicas pela manhã só irão piorar a desidratação, sobrecarregar o fígado e prolongar a ressaca. Repitam comigo!!!

 

Já agora, a título de sugestão para as próximas aventuras, quando começarem a sentir que estão a chegar ao vosso limite, deixem de lado aquele último cocktail… Só para jogar pelo seguro! De certeza que não vos vai fazer a menor falta.

 

Deixem-se inspirar, não se vão arrepender.

95
DETOX
98
NUTRIR
100
REVITALIZAR

Stay
connected

You’re less likely to catch a cold and
your brain will get sharper! ;)

Entrar

Looking
for Inspiration?

Get all the exclusive news, stories,
tips and happenings in your inbox!

By signing up, you agree to receive our
newsletter and accept our web terms of use
and privacy and cookie policy.

YOUR CHOICES
Play All Replay Playlist Replay Track Shuffle Playlist Hide picture