Hipotiroidismo | Como Reequilibrar as nossas Hormonas

Hipotiroidismo | Como Reequilibrar as nossas Hormonas

As nossas células estão programadas para serem saudáveis, mas os múltiplos agentes de stress a que estamos sujeitos no nosso dia-a-dia condiciona o aparecimento de múltiplos desequilíbrios, hormonais e funcionais. Daí a importância de uma visão Slow Living e assumirmos a responsabilidade pelas escolhas certas para uma maior longevidade.

 

A Tiróide é uma glândula muito complexa e que exerce um efeito profundo sobre a função de quase todos os outros órgãos do corpo. O equilíbrio funcional de grande parte das acções metabólicas do nosso corpo depende da saúde da nossa glândula tiróide.

 

Entre os quadros de desequilíbrios, o mais comum é o hipotiroidismo, tendo como resultado a produção insuficiente de hormonas tiroideias. Cerca de 26% das mulheres próximas da perimenopausa são diagnosticadas com este quadro, apresentando imensos sintomas que condicionam o seu bem-estar e relacionamentos, sendo muito comum as pessoas sentirem-se deprimidas ou ansiosas e sem respostas.

 

 

Mas há soluções!

 

 

Uma vez diagnosticada, pode corrigir-se uma função tiroideia baixa através da reposição hormonal. No seguimento do artigo anterior, quero partilhar convosco como podemos tentar potenciar o equilíbrio da tiróide.

 

O objectivo é:

• Melhorar a saúde mental e física

•  Alcançar níveis fisiológicos optimizados e seguros das hormonas tiroideias

•  Reverter as alterações do envelhecimento

•  Eliminar os sinais e sintomas que a pessoa sente no dia-a-dia

 

Hipotiroidismo-Como-Reequilibrar-Hormonas-The-Minimal-Magazine-V

 

O tratamento mais frequentemente utilizado em Portugal e nos Estados Unidos (pelo menos nestes dois países) é a reposição hormonal com a hormona sintética T4 ou levotiroxina sódica (eutirox, thyrax e letter), uma T4 pura.

Muitas pessoas tratadas com esta hormona sintética mantêm os sinais e sintomas apesar da correcção hormonal. Numa percentagem significativa de casos não se regista a conversão de T4 em T3 (a hormona biologicamente activa).

 

No entender da Medicina Anti-Aging, na maioria dos casos, a modulação deverá ser feita com hormonas bio-idênticas – que contém ambas as T3 e T4, além de pequenas quantidades de T1 e T2.

Outro argumento que parece favorecer a utilização das hormonas bio-idênticas é que elas podem aumentar a efectividade das hormonas da própria pessoa.

 

A não esquecer que este reequilíbrio hormonal não é possível se não forem complementadas com outras intervenções, nomeadamente a alimentação que potencia a perda e controlo de peso.

 

 

Quais são então os alimentos a evitar

numa dieta de hipotiroidismo?

 

 

Deixo aqui alguns dos alimentos que devem ser evitados para harmonizar e regularizar o hipotiroidismo:

 

1 | Glúten

Muitas pessoas com problemas de tiróide são sensíveis ao glúten ou têm doença celíaca, uma doença autoimune que resulta na alergia ao glúten. O glúten é encontrado em todos os produtos de trigo, centeio e cevada. Verifique cuidadosamente os rótulos dos ingredientes para evitar o glúten escondido em muitos alimentos embalados. As sensibilidades não diagnosticadas para o glúten podem aumentar ainda mais a inflamação, criar deficiências nutricionais e piorar os problemas hormonais.

 

 

2 | Lácteos Convencionais

Tal como o glúten, os produtos lácteos podem ser especialmente problemáticos para a tiróide, provocando reações que aumentam as respostas inflamatórias. Evite produtos convencionais de leite de vaca que não sejam orgânicos e tenham sido pasteurizados. O consumo de leite de cabra orgânico, pode ser uma opção.

 

Hipotiroidismo-Como-Reequilibrar-Hormonas-The-Minimal-Magazine-II

 

3 | Açúcar

O açúcar é um disruptor do equilíbrio hormonal. Pessoas com problemas de tiróide têm dificuldade em perder peso, uma vez que a tiróide é uma glândula-chave para o equilíbrio hormonal e metabólico. A presença de açúcar na alimentação agrava sintomas como fadiga, mudanças de humor, depressão aguda e aumento de peso.

 

 

4 | Alimentos Iatrogénicos

       (Potenciais no Desequilíbrio da Tiróide)

Evitar comer grandes quantidades de vegetais crucíferos como brócolos, couve-flor, repolho, couve e couves de Bruxelas, uma vez que contêm moléculas que prejudicam a peroxidase da tiróide. Se os consumir é melhor vaporizá-los por 30 minutos e manter as porções moderadas.

 

 

5 | Produtos de Farinha Refinada

Qualquer alimento feito com hidratos de carbono refinados, como a farinha de trigo afecta negativamente os níveis hormonais e pode contribuir para o aumento de peso. Nestes incluem-se o pão, cereais, massas e todos os produtos processados. Se possível, remova a maioria dos grãos da sua dieta. Pode optar por outras opções como a quinoa, o trigo sarraceno, etc.

 

 

Mas e nas pessoas com hipotiroidismo que mantém os seus valores sempre baixos?

 

 

Essas sim, com uma monitorização médica vão usufruir da modulação hormonal com hormonas bio-idênticas. Vamos perceber as diferenças entre o tratamento convencional (levotiroxina sódica sintética) e o tratamento bioidêntico.

 

HORMONA SINTÉTICA  |  Substância que passou por um processo industrial de síntese, transformação ou modificação na sua estrutura química

 

 

A levotiroxina sódica ou tiroxina (Eutirox, Letter ou Thyrax) é a hormona habitualmente prescrita em Portugal para tratar o hipotiroidismo, contendo principalmente T4 (80%) – a forma menos ativa de tiróide.

A T4 tem necessidade de ser convertida no organismo em T3 – a forma ativa.

Muitas pessoas com hipotiroidismo não são capazes de efectuar esta conversão eficazmente, não sendo por este motivo a melhor escolha. Apesar do tratamento mantêm sintomas como cansaço diário, dificuldade em perder peso, alterações da temperatura corporal, depressão e alterações do sono.

 

 

VERSUS

 

 

HORMONA BIO-IDÊNTICA  |  Substância cuja estrutura molecular é exactamente idêntica à dos equivalentes produzidos pelo nosso próprio organismo.

 

Temos à nossa disposição hormonas tiroideias ativas, sendo estas as formas disponíveis de modulação hormonal tiroideia.

Porquê a tiróide natural? A tiróide natural, é uma preparação dissecada de tiróide porcina contendo não só uma mas todas as três hormonas tiroideias – T2, T3 e T4.

A maioria das pessoas que mudam da levotiroxina sódica para a hormona tiroideia natural testemunham que se sentem muito melhor com o produto natural.

 

Hipotiroidismo-Como-Reequilibrar-Hormonas-The-Minimal-Magazine-IV

 

 

Qual a minha visão na Medicina Anti-Aging?

 

 

Não existem pessoas iguais e cada Modulação Hormonal deve ser trabalhada em estreita colaboração com o médico. A abordagem Anti-Aging permite uma terapêutica optimizada e individualizada.

A possibilidade de fazer combinações personalizadas de várias hormonas bio-idênticas permite sinergias entre elas, como se de toda uma orquestra se tratasse.

 

O objectivo do tratamento com hormona tiroideia é reproduzir de forma funcional o funcionamento normal da tiróide.

Não é coincidência que muitas mais mulheres do que homens tenham problemas de tiróide. Numa visão body-mind, desequilíbrios na tiróide estão relacionados com a forma como exprimimos os nossos sentimentos.

 

De forma a mantermos a energia e vitalidade da tiróide, devemos saber ter uma consciência honesta na relação connosco próprios e em todos os relacionamentos em que temos algo a expressar e a dizer.

É um parceiro silencioso no seu relacionamento? Quem tem o poder na tomada decisões importantes? Você, o seu parceiro, os seus filhos? De que maneira gosta de si e expressa o que sente?

 

Os nossos órgãos são o reflexo das nossas relações connosco e com o mundo. Estão dispostos à mudança?

99
ESCOLHAS
95
EQUILÍBRIO
98
CONFIANÇA
100
CONSCIÊNCIA

Stay
connected

You’re less likely to catch a cold and
your brain will get sharper! ;)

Entrar

Looking
for Inspiration?

Get all the exclusive news, stories,
tips and happenings in your inbox!

By signing up, you agree to receive our
newsletter and accept our web terms of use
and privacy and cookie policy.

YOUR CHOICES
Play All Replay Playlist Replay Track Shuffle Playlist Hide picture